A decisão da organização do Australian Open de colocar a partida de estreia de João Fonseca na 1573 Arena, uma quadra pequena para os padrões do torneio, tem gerado críticas entre fãs e jornalistas.
O ponto levantado por essas pessoas é se a organização ainda não entendeu direito o “Efeito Fonseca” — e a legião de fãs que o tenista atrai para todas as partidas que ele disputa.
Essas pessoas argumentam que, mesmo sendo o número 32 do mundo, Fonseca atrai um número de fãs muito maior do que alguns tenistas do top 10 — por representar um país de dimensões quase continentais como o Brasil e que é carente de ídolos no esporte. Sem contar o fato de que há milhares de brasileiros morando na Austrália e em outros países, o que garante sempre uma presença massiva de fãs locais.
CONTINUE LENDO
Na visão dessas pessoas, isso deveria levar os torneios a colocarem os jogos do brasileiro em quadras com uma capacidade maior, evitando a confusão que já vimos em outros jogos de Fonseca e a revolta de muitos fãs, que terão que ficar do lado de fora da quadra.
A 1573 Arena, onde Fonseca vai jogar hoje a noite, tem capacidade para apenas 3 mil pessoas, sendo apenas a quinta maior quadra do complexo.
Ninguém esperava que Fonseca fosse jogar na Rod Laver Arena em sua partida de estreia do torneio. Mas há outras quadras secundárias — como a Margaret Court Arena, a John Cain Arena e a Kia Arena — que comportam melhor a demanda de público que o jogo do brasileiro sempre gera.
Montar a programação de um torneio não é uma tarefa simples, e envolve equilibrar interesses de diversos stakeholders, como notou muito bem o site Saque e Voleio.
Ainda assim, colocar Fonseca numa quadra com capacidade de 3 mil pessoas não parece uma decisão racional, e certamente vai gerar problemas no horário do jogo.
Fonseca vai estrear no Australian Open na noite desta segunda-feira, enfrentando o americano Eliot Spizzirri, o número 89 do mundo. A partida está marcada para começar por volta das 23h, do horário de Brasília. Saiba onde assistir e outros detalhes nesta matéria.










