Em sua primeira partida do ano, João Fonseca foi derrotado pelo americano Eliot Spizzirri, sendo eliminado na primeira rodada do Australian Open.
O brasileiro — número 32 do mundo — perdeu por 3 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/2, 1/6 e 2/6. A partida durou cerca de 2 horas e 40 minutos.
Como era de se esperar, Fonseca mostrou um pouco de falta de ritmo na partida, algo natural dado que sua última partida oficial foi há quase dois meses no Masters de Paris.
CONTINUE LENDO
Há ainda o fator lesão, que certamente pesou: Fonseca vinha sofrendo nas últimas semanas com uma lesão nas costas que o fez desistir de três torneios (os ATPs de Brisbane e Adelaide e a Copa Davis).
No final da partida, Fonseca também mostrou sinais de cansaço físico, chamando o fisioterapeuta no set final por conta de uma dor na coxa esquerda. Na partida, era possível ver claramente que o brasileiro estava com dificuldade para se manter na base do lado esquerdo — o que acabou prejudicando sua performance.
Com a derrota, Fonseca não conseguiu defender os 80 pontos do ano passado, quando ele furou as qualificatórias e derrotou Andrey Rublev na primeira rodada.
Com isso, o brasileiro já está perdendo uma posição no ranking e pode cair mais dependendo do resultado de outros tenistas no Australian Open.
O próximo torneio de Fonseca deve ser o ATP 250 de Buenos Aires, onde o brasileiro vai defender o título do ano passado. Na sequência, ele deve jogar o Rio Open.
Como foi a partida
O primeiro set começou muito equilibrado, mas Spizzirri conseguiu uma quebra no game decisivo, quando Fonseca sacava no 4/5, para fechar a parcial.
No segundo set, Fonseca já deu uma resposta de imediato, conseguindo uma quebra logo no primeiro game e confirmando seu saque (num game difícil) para sair na frente.
O brasileiro conseguiu mais uma quebra quando o americano sacava no 1/3 e logo abriu uma vantagem de 5/1 em cima do adversário. O set fechou em 6/2.
A terceira parcial começou equilibrada, mas Fonseca vacilou no quarto game da partida, cometendo alguns erros e deixando Spizzirri quebrar seu saque e abrir a vantagem.
A partir de então, o americano cresceu na partida, aumentando a intensidade e atropelando o brasileiro, aplicando um 6/1 no brasileiro.
O quarto set começou com uma dinâmica parecida, com Fonseca perdendo intensidade e mostrando dificuldade de se encontrar na partida. Spizzirri conseguiu uma quebra logo no segundo game de saque de Fonseca e administrou a vantagem.










