4 filmes e séries para quem é apaixonado por tênis

O sucesso da série Break Point, da Netflix, colocou o tênis em evidência, mostrando os bastidores do esporte e as ambições e inseguranças dos tenistas. 

Mas a série não é a primeira a retratar o esporte — que já ganhou as telinhas inúmeras vezes ao longo da história.

Separamos quatro filmes e séries para quem é apaixonado por tênis.

Break Point 

O primeiro da lista não poderia deixar de ser Break Point, a série documental lançada no ano passado pelo Netflix e que já é um sucesso de audiência.

A série acompanha a rotina de alguns tenistas profissionais, mostrando seus treinamentos, sua vida pessoal e, é claro, os jogos.

O interessante da série é que ela mostra um lado que muita gente não conhece do esporte: as ambições, a pressão e a insegurança dos atletas, que são diariamente colocados a prova e que precisando constantemente provar seu valor. 

A primeira temporada da série tem 10 episódios, que acompanham a rotina de tenistas como Nick Kyrgios, Matteo Berrettini, Taylor Fritz e Ons Jabeur.

A segunda temporada, com seis episódios, acompanha tenistas como Frances Tiafoe, Maria Sakkari e Alexander Zverev.

King Richard

King Richard é um filme de ficção baseado na história de vida das irmãs Serena e Venus Williams, que são até hoje consideradas as melhores tenistas femininas da história do esporte.

O filme mostra a luta do pai das duas, Richard Williams, para treiná-las desde crianças para alcançar o sucesso no esporte. 

Richard era extremamente pobre e morava num subúrbio americano. Ainda assim, conseguiu introduzir as duas num esporte considerado de elite, treinando elas numa quadra pública próxima de sua casa, e cavando um espaço no mundo do tênis.

O filme mostra as dificuldades de treinar um tenista profissional, e o percurso que é preciso percorrer para alcançar o sucesso. 

Richard é interpretado por Will Smith, que dá um show de atuação no filme. 

Untold: Federer vs. Fish

O documentário Untold: Federer vs. Fish conta a história do tenista americano Mardy Fish, que era uma promessa do tênis até que ele desistiu, sem dar explicações na época, da partida mais importante de sua vida: uma oitavas de final do US Open de 2012 com Roger Federer.

No documentário, Fish explica o que estava passando na época e porque desistiu da partida.

O motivo: ele sofria com problemas de saúde mental, que não estavam permitindo mais que ele conseguisse praticar o esporte.

O interessante desse documentário é que ele mostra um lado pouco falado do tênis: a pressão do esporte e da fama, e os diversos problemas de saúde mental que muitos atletas acabam sofrendo por conta disso.

Naomi Osaka: Estrela do Tênis

A série documental de três episódios segue a vida de Naomi Osaka, mostrando a ascensão da tenista para o topo do mundo do tênis, seus conflitos pessoais e suas lutas dentro e fora das quadras.

A série é dirigida pelo documentarista indicado ao oscar Garrett Bradley.

Naomi é filha de uma mãe japonesa e de um pai haitiano, e a série retrata bastante suas questões de raça, mostrando seu envolvimento direto na luta contra o racismo. 

A série é ótima para os amantes do tênis, mas vai muito além, abordando questões que tocam a todas as pessoas.

Compartilhe nas suas redes:

Receba o Brasil Tênis no seu email
A melhor cobertura dos torneios de tênis, além de curiosidades e bastidores do esporte.

×