Nadal perde para De Minaur e se despede de Barcelona 

O retorno de Rafael Nadal no ATP 500 de Barcelona durou pouco. 

O espanhol, que já foi o número 1 do mundo e ganhou 22 Grand Slams, foi eliminado pelo australiano Alex de Minaur numa partida em que o físico pareceu pesar na balança.

Nadal perdeu de dois sets a zero, com parciais de 5/7 e 1/6. A partida durou 1 hora e 52 minutos. 

A derrota marca a quinta vez que Nadal perde um jogo em Barcelona em todo seu histórico no torneio, que ele já venceu 12 vezes, com 67 partidas vitoriosas. Também foi a primeira vez que o espanhol perdeu uma partida de saibro para um australiano. 

Diferente da primeira partida no torneio, onde Nadal teve um bom desempenho, tanto no saque quanto nos golpes, nesta partida o espanhol mostrou claros sinais de cansaço físico.

Leia também

As melhores raquetes de tênis em 2024

Qual é a raquete de Carlos Alcaraz

Nadal venceu só 58% de seus pontos com o primeiro saque e 35% com o segundo saque. No total, ele venceu 51% de seus pontos com saque.

No segundo set, o desempenho do espanhol em seus saques foi ainda pior, com um aproveitamento de apenas 44% dos pontos de saque. Na segunda parcial, De Minaur teve chance de quebra em todos os games de Nadal e só não venceu o primeiro. 

“Vocês todos sabem quão importante esse torneio tem sido ao longo de minha carreira,” Nadal disse depois da partida. “É um torneio com uma grande tradição, os melhores jogadores da história jogaram aqui.”

O espanhol, que jogou pela primeira vez no ATP de Barcelona aos 17 anos, disse ainda que é difícil jogar quando você sabe que não poderá lutar no jogo.

“É possível que em algumas semanas isso seja possível, mas hoje, depois de tudo que passei nos últimos meses, não é o momento de fazer heroísmo,” disse ele. “Você tem que ser realista e fazer as coisas da forma mais prudente e lógica possível.”

Nadal disse ainda que hoje ele não podia se permitir jogar duas horas e meio ou três horas num nível competitivo. 

Compartilhe nas suas redes:

Receba o Brasil Tênis no seu email
A melhor cobertura dos torneios de tênis, além de curiosidades e bastidores do esporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×