Gustavo Heide venceu sua primeira partida de estreia nas qualificatórias do Roland Garros, derrotando o cabeça de chave número 12 das qualis, o eslovaco Lukas Klein.
Heide, o número 174 do mundo, venceu Klein, o número 118 do mundo, por dois sets a um, com parciais de 1/6, 6/3 e 7/6 (5).
Heide começou mal na partida, demorando para entrar no jogo e parecendo perdido na quadra. No primeiro set, o brasileiro conseguiu ganhar apenas 1 game — o primeiro.
No segundo set, Heide voltou um outro jogador, performando muito melhor, tanto no saque quanto nas trocas de bola, e vencendo com relativa tranquilidade.
Já o terceiro set foi o mais equilibrado de todos, com os dois tenistas jogando no máximo de suas capacidades e nenhum dos dois cedendo sequer uma chance de quebra em seus serviços.
A decisão foi no tie-break, onde Heide abriu de cara uma vantagem expressiva de 5-1. Nesse momento, a chuva interrompeu a partida, que voltou algumas horas depois. Na volta, Heide manteve o bom momento e fechou o tie-break em 10-5.
Klein era o tenista melhor ranqueado do quadrante de Heide, que agora vai enfrentar o chinês Yunchaokete Bu, que derrotou o eslovaco Alex Molcan hoje por dois sets a zero.
A vitória — a primeira de Heide num Grand Slam — já rende 8 pontos no ranking para o brasileiro, que está subindo temporariamente para a posição 171 do mundo.