Dominic Thiem — o ex-número 3 do mundo e vencedor do US Open de 2020 — foi eliminado hoje no ATP 500 de Viena, despedindo-se do tênis profissional da forma que ele sempre desejou: jogando em casa, diante de sua família, amigos e fãs.
O austríaco decidiu se aposentar depois de sofrer uma lesão no punho que estava prejudicando seu jogo. A decisão foi tomada cinco meses atrás, quando ele disse que gostaria de encerrar sua carreira ATP de Viena.
Thiem perdeu na partida de estreia do torneio para o italiano Luciano Darderi, que precisou de 1 hora e 31 minutos para aplicar um 7/6 (6) e 6/2 no tenista da casa.
Thiem foi incentivado durante toda a partida pela plateia e, após a derrota, recebeu uma justa homenagem dos fãs, que aplaudiram de pé o tenista. O torneio também preparou uma coreografia em homenagem a Thiem e guardou a raquete que ele usou na partida numa vitrine de vidro, para ficar em exposição.
“Tive tantas despedidas lindas nos últimos meses, mas hoje gostaria de agradecer por todos os anos sensacionais que eu tive na minha carreira,” disse o tenista depois da partida.
“Foi uma grande jornada, um sonho e quero que esta noite seja de vocês, não poderia ter imaginado uma forma mais linda [de me despedir].”
Thiem lembrou ainda que o tênis teve um grande crescimento na Áustria nos últimos anos. “Por favor, continuem assim. Este é o meu pedido a vocês: que este belo esporte continue presente no futuro.”
Thiem ganhou um Grand Slam em sua carreira — o US Open de 2020, quando derrotou Alexander Zverev na final — e 17 títulos ATP, incluindo o Masters 1000 de Indian Wells de 2019, onde derrotou Roger Federer na final.
Ele também foi vice-campeão do Australian Open em 2020 e duas vezes vice-campeão de Roland Garros, perdendo ambas para Rafael Nadal.
Em 2021 ele sofreu uma lesão no punho direito que o deixou fora do circuito por 10 meses. Ele retornou às quadras em março de 2022. No ano passado, conseguiu retornar ao top 100, mas nunca voltou à forma que tinha antes da lesão, o que levou a decisão de encurtar sua carreira mais cedo.
Deixe um comentário