A carta emotiva de Federer para Nadal: “Você me fez reimaginar meu jogo”

Roger Federer escreveu uma carta emocionante homenageando Rafael Nadal, que vai se aposentar hoje do tênis, disputando sua última partida na Copa Davis, defendendo a Espanha no confronto contra a Holanda. 

Federer e Nadal tiveram uma rivalidade épica, com 40 partidas disputadas, com 16 vitórias para o suíço e 24 para o espanhol.

Mas, mais importante que isso, tiveram uma amizade sincera, que foi para além das quadras.

Na carta, Federer relembra momentos marcantes da carreira dos dois, e ressalta a importância que Nadal teve em sua própria jornada. 

Confira abaixo a íntegra da carta:

“Vamos, Rafael Nadal! Com você se aproximando de se aposentar do tênis, eu tenho algumas coisas para dividir antes de me emocionar.

Vamos começar com o óbvio: você me derrotou — muitas vezes. Mais do que eu consegui te derrotar. Você me desafiou de formas que ninguém mais fez. No saibro, eu sentia como se eu tivesse entrando no seu quintal, e você me fazia trabalhar mais duro do que jamais imaginei apenas para me manter ali. 

Você me fez reimaginar meu jogo — indo tão longe ao ponto de mudar o tamanho da cabeça da minha raquete, esperando ter alguma vantagem. E você sabe o que, Rafa, você me fez gostar do jogo ainda mais. Ok, talvez não no início. Depois do Australian Open de 2004, eu me tornei número 1 do ranking pela primeira vez. Eu pensei que eu estava no topo do mundo.

E eu estava — até dois meses depois, quando você entrou na quadra em Miami com sua camiseta regata vermelha, mostrando esses bíceps, e você me derrotou de forma convincente.

Nós dois estávamos no início de nossas jornadas e foi uma jornada que acabamos fazendo juntos. Vinte anos depois, Rafa, eu tenho que dizer: ‘Que corrida incrível que você teve. Incluindo 14 Roland Garros — histórico! Você deixou a Espanha orgulhosa… Você deixou todo o mundo do tênis orgulhoso. 

Eu ainda penso nas memórias que compartilhamos, promovendo o tênis juntos, jogando aquelas partidas meio-saibro, meio-grama. Quebrando os recordes de audiência ao jogar em frente a mais de 50 mil fãs em Cape Town, na África do Sul. Sempre nos fazendo rir alto, nos levando ao limite na quadra, e, às vezes, tendo que nos apoiar nas cerimônias de premiação. 

Eu continuo te agradecendo por me convidar para Mallorca para me ajudar a lançar a Rafa Nadal Academy em 2016. Na verdade, eu que me convidei. Eu sabia que você era muito educado para insistir que eu estivesse lá, mas eu não queria perder aquilo. 

Você sempre foi um modelo para as crianças em todo o mundo, e Mirka e eu estamos felizes que nossos filhos treinaram nas suas academias. Eles tiveram uma ótima experiência e aprenderam muito, como centenas de outros jovens jogadores. Ainda que eu sempre tenha me preocupado que meus filhos voltassem para casa jogando tênis com a mão esquerda. 

E então veio Londres, na Laver Cup de 2022. Minha última partida. Significou tudo para mim que você estivesse ao meu lado, não como meu rival, mas como meu parceiro de dupla. Dividir a quadra com você nessa noite e dividir aquelas lágrimas vai ser para sempre um dos momentos mais especiais da minha carreira. 

Rafa, eu sei que você está focado na última parte de sua carreira épica. Vamos conversar quando ela acabar. Por agora, eu só queria parabenizar sua família e time, que teve um papel fundamental no seu sucesso. E eu queria que você soubesse que seu velho amigo sempre vai estar torcendo por você e vai continuar a fazer isso com a mesma força em tudo que você fizer na sequência.”

LEIA TAMBÉM

As melhores raquetes de tênis em 2024

As 10 melhores raquetes de tênis para iniciantes

Compartilhe nas suas redes:

Receba o Brasil Tênis no seu email
A melhor cobertura dos torneios de tênis, além de curiosidades e bastidores do esporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×