Depois de ter sido campeão do Challenger 125 de Camberra na semana passada, João Fonseca teve seu salto no ranking confirmado na atualização de hoje da ATP.
O brasileiro de 18 anos subiu 32 posições, tornando-se o número 113 do mundo e ficando a apenas 77 pontos do atual número 100 do ranking, o húngaro Marton Fucsovics.
Este é o melhor ranking da curta carreira de Fonseca, que tem tido uma ascensão meteórica desde que estreou no ano passado no circuito profissional.
Fonseca é hoje o número 3 do Brasil, atrás de Thiago Monteiro e Thiago Wild.
Mas o gap vem fechando. Hoje, a diferença de pontos entre Fonseca e Monteiro é de 32 pontos, com Monteiro tendo 566 pontos e ocupando a posição 106 do ranking. Já Wild está na posição 76 do ranking ATP, mantendo ainda uma certa folga na liderança.
Para entrar no top 100 ainda este mês, Fonseca teria que ter um bom desempenho no Australian Open, onde ele vai estrear nas qualificatórias na madrugada de hoje.
Para garantir o posto, o brasileiro — que tem pouquíssimos pontos a defender em janeiro — precisaria vencer as três partidas das qualificatórias e ainda chegar pelo menos a segunda rodada da chave principal, o que lhe renderia 80 pontos. Nesse cenário, ele teria que contar com os resultados fracos de outros tenistas.
Se conseguir ir para a terceira rodada, o brasileiro ganharia 130 pontos, consolidando a posição.
Deixe um comentário