Carlos Alcaraz derrotou Lorenzo Musetti na semifinal do Masters 1000 de Roma — acabando com o sonho dos torcedores locais de uma final só de italianos.
O espanhol — número 3 do mundo — derrotou Musetti por dois sets a zero, com parciais de 6/3 e 7/6 (4). A partida durou pouco mais de 2 horas.
O jogo foi marcado por muitos erros não-forçados (41 do italiano e 39 do espanhol) e poucos winners, 29 no total, dos quais 20 foram de Alcaraz.
Com a partida de hoje, os dois tenistas já se enfrentaram seis vezes no circuito. Alcaraz venceu cinco, Musetti apenas uma. A última partida entre os dois havia sido na final do Masters de Monte Carlo deste ano, onde Alcaraz saiu vitorioso por dois sets a um, com parciais de 3/6, 6/1 e 6/0.
Alcaraz vai disputar a final de Roma pela primeira vez em sua carreira. Ele havia jogado o torneio apenas uma vez antes, em 2023, quando foi eliminado na segunda rodada por Fabian Marozsan.
Na final, ele aguarda o vencedor da partida entre Jannik Sinner e Tommy Paul, que acontece hoje a tarde. Sinner vem uma vitória espetacular contra Casper Ruud, de quem venceu por 6/0 e 6/1 com uma performance estelar e próxima a perfeição.
No ‘head to head’, Alcaraz tem a vantagem contra os dois potenciais adversários. Contra Sinner, ele venceu 7 das 11 partidas. Contra Paul, venceu 4 dos 6 jogos.