Carlos Alcaraz foi campeão do Masters 1000 de Roma — derrotando o número 1 do mundo Jannik Sinner e ampliando a vantagem contra o rival.
O espanhol — número 3 do mundo — venceu Sinner por dois sets a zero, numa partida que durou 1 hora e 43 minutos.
O primeiro set foi extremamente competitivo, com os dois jogando na mesma intensidade e a decisão indo para o tie-break, que Alcaraz venceu por 7-5.
Já o segundo set foi completamente dominado por Alcaraz, que cresceu no jogo, variando muito com drop shots, lobs e subidas na rede. Ao mesmo tempo, Sinner baixou o ritmo, parecendo cansado.
A segunda parcial fechou em 6/1.
Com a vitória, Alcaraz ampliou a vantagem no retrospecto entre os dois. Esse foi a 11° confronto entre eles e agora o espanhol lidera por 7 a 4. Alcaraz também havia vencido as últimas três partidas entre eles, a última delas em outubro passado na final de Beijing.
Esse foi o 19° título de Alcaraz em torneios de nível ATP, seis deles em Masters. Essa foi a 25° final de sua carreira.
Já Sinner tem 19 títulos ATP, quatro deles de Masters.
Nesta temporada, Alcaraz já foi campeão do ATP de Roterdã e do Masters de Monte Carlo, além de ter sido vice em Barcelona.
Com a campanha, Alcaraz vai subir uma posição no ranking, ultrapassando Alexander Zverev e tornando-se o número 1 do mundo. Sinner ainda se mantém como número 1, com uma vantagem de mais de 1.000 pontos em relação a Alcaraz.