Novak Djokovic chega a Wimbledon confiante e em melhores condições físicas do que esteve em Roland Garros – onde foi eliminado na terceira rodada por João Fonseca. O sérvio, heptacampeão do Grand Slam londrino, falou sobre sua preparação para o torneio e relembrou a queda em Paris, que classificou como fruto de um momento delicado da recuperação.
“Em termos de condição física geral, estou melhor preparado aqui do que em Roland Garros. Além disso, jogar na grama, comparado ao saibro, exige menos esforço físico, e isso me ajuda,” disse Djokovic. “Sempre adorei jogar na grama, tenho uma grande história aqui em Wimbledon, e isso me dá confiança.”
Na entrevista, o sérvio fez questão de colocar sua derrota contra Fonseca em perspectiva. “Roland Garros foi muito exigente fisicamente. As três partidas que joguei duraram quase quatro horas. Perdi na terceira rodada para um jogador 20 anos mais novo, mas lutei até o fim, em cinco sets. Talvez não tenha sido o resultado que eu queria, mas o esforço esteve ali,” disse ele.
Djokovic explicou que a participação em Paris fazia parte de um plano maior, condicionado pela recuperação de uma lesão no ombro que o afastou das quadras por vários meses. “Meu objetivo era chegar ao meu melhor nível em Wimbledon depois da lesão. Eu sabia que chegar a Roland Garros sem partidas oficiais e praticamente direto da lesão seria complicado,” disse. “Talvez fosse demais para mim naquele momento, e foi o que aconteceu. Mas eu sabia que isso também me daria mais tempo para me preparar para Wimbledon. Espero fazer um bom torneio aqui.”
As palavras reforçam a importância que o sérvio dá ao Grand Slam londrino nesta fase da carreira. Aos 38 anos, Djokovic persegue o 25º título de Grand Slam – marca que o isolaria ainda mais no topo da história do esporte – e enxerga em Wimbledon, sua superfície mais bem-sucedida, a melhor oportunidade para alcançá-lo.
Curiosamente, o caminho pode cruzar novamente com Fonseca: os dois estão na mesma seção da chave e podem se reencontrar nas oitavas de final, desta vez na grama.
Djokovic estreia contra o chinês Yibing Wu. Mais adiante, além do possível duelo com o brasileiro, o sérvio tem como adversários projetados nomes como Stefanos Tsitsipas e Arthur Rinderknech, antes de uma eventual semifinal contra o número 1 do mundo, Jannik Sinner.











