Guga Kuerten — que foi três vezes campeão de Roland Garros — deu um conselho para João Fonseca, que aos 18 anos vai jogar pela primeira vez a chave principal do Grand Slam francês.
O ex-número 1 do mundo deu o conselho durante sua cerimônia de entrada no Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro, realizada no Copacabana Palace.
No evento, Guga foi questionado sobre o conselho que daria para João.
“Qualquer local que ele for o recado é de permanecer e confiar no processo de treinamento, na educação, e no empenho para se dedicar. Ele está conhecendo o circuito, então tem que tirar experiência de toda e qualquer partida, vitória e derrota,” disse o ex-tenista.
“Estou confiante de que ele está fazendo uma trajetória bastante eficaz. Ele vive experiências boas e consegue aprender com uma velocidade fora do comum. Em breve eu vou ter que ouvir dele o que fazer em todas as quadras do mundo,” brincou Guga.
No evento, Guga falou mais sobre sua visão de Fonseca.
“O João é espantoso, assombroso. Ao mesmo tempo, é admirável, e, também, da nossa parte, precisa ser respeitoso, porque ele tem tempo para alcançar o estágio que queremos e imaginamos. Existe um processo de amadurecimento, todo um descobrir do circuito por meio de vitórias e derrotas. Aí o atleta começa a mostrar sua cara, vontade, coragem. Até onde posso chegar? É a grande encruzilhada,” disse ele.
“Agora é hora de incentivar o João, principalmente o papel do Gui como treinador, dar tempo de respiro e espaço e ao mesmo tempo se preparar para momentos como Buenos Aires. Como foi comigo em Roland Garros, em um dia achava que era 5 do mundo e no outro achava que era 500. Alguns jogadores e o João tem essa característica, se a bola começa a entrar e a confiança cresce, ele pode ganhar de caras 5, 10, número 1 do mundo, em momentos de inspiração.”