Em meio a uma fase difícil da carreira, Thiago Monteiro conseguiu mais uma vitória no Challenger 75 de Como, avançando para as quartas de final do torneio, disputado no saibro italiano.
O brasileiro — número 169 do mundo — venceu o eslovaco Andrej Martin, 354 do ranking, em sets diretos. O placar fechou em 6/3 e 6/4. Esse foi o quarto confronto entre os dois tenistas, e a quarta vitória de Monteiro.
Nas quartas, o brasileiro vai enfrentar o croata Duka Ajdukovic, número 258 do mundo e com quem Monteiro jogou apenas uma vez antes, tendo perdido a partida.
Na primeira rodada do Challenger de Como, o brasileiro derrotou o suíço Alexander Ritschard — mas a vitória foi por desistência. Monteiro vencia o primeiro set por 4/2, quando o adversário se retirou da partida.
As duas vitórias até agora estão rendendo 12 pontos no ranking para Monteiro. Mas o brasileiro defende 10 pontos da primeira rodada do US Open do ano passado e outros 16 das quartas de final do Challenger 125 de Gênova. Por enquanto, ele está caindo provisoriamente para a posição 173 do ranking.
Uma nova vitória poderia garantir ao brasileiro a manutenção de seu ranking atual, enquanto o título do torneio levaria Monteiro para a posição 156 do ranking.