A chinesa Qinwen Sheng — a número 15 do mundo — derrotou a ucraniana Dayana Yastremska e garantiu uma vaga na final do Australian Open.
Sheng vai disputar sua primeira final de um Grand Slam. Ela também será a primeira chinesa nos últimos dez anos a disputar uma final do torneio.
A última chinesa numa final de Grand Slam foi Li Na, que disputou três Australian Open, ganhando em 2014 e perdendo em 2013 e 2011. Li Na também foi campeã de um Roland Garros em Paris em 2011.
A chinesa conseguiu dominar o jogo em boa parte do tempo, vencendo o primeiro set por 6/4 e o segundo set também por 6/4.
Com a vitória, Sheng já garantiu sua posição entre as top 10 do ranking da WTA.
Apesar da derrota, Yastremska fez uma campanha histórica, saindo direto das qualificatórias e chegando a uma semifinal de um Grand Slam.
Yastremska é a número 93 do ranking hoje.
Sheng terá um desafio e tanto na final: vai enfrentar a bielorrussa Aryna Sabalenka, que está defendendo o título e que vem fazendo uma campanha impecável no torneio. Hoje, ela derrotou a americana Coco Gauff em sets diretos.
Em seus cinco jogos, Sabalenka não perdeu nenhum set e perdeu apenas 16 games.
Sabalenka é a ampla favorita para levar o título do campeonato.
Depois da partida, Sheng disse que seu sentimento era “inacreditável.”
“Estou super animada de ter tido uma performance boa hoje e de ir para a final. É difícil explicar meus sentimentos agora,” disse a chinesa
“Tenho trabalhado muito duro com minha equipe, esse é o básico. Temos nos dedicado muito nos treinos, acho que os pequenos detalhes ajudam muito.”
Deixe um comentário